CONSCIÊNCIA COLETIVA

MC Loma e o hit chiclete que ficou na nossa mente

em Música/Novidades/Opinião por

No Brasil, só há duas famas possíveis para janeiro: mês das férias e mês que antecede o carnaval, que é nada mais nada menos que a maior festa popular do nosso país. Isso é tão verdade que é esse o mês escolhido para o acontecimento das prévias de carnaval, afinal, quem se contenta com apenas quatro dias de festa?

Também é em janeiro que o rol da música popular brasileira se vê bastante movimentado. Cantores e cantoras de diferentes estados se veem na obrigação de lançar músicas com pouca letra e muito ritmo no intuito de fazer com que três ou quatro estrofes com versos rimados grudem na cabeça das pessoas e se consagrem como aquilo que chamamos de hit do carnaval.

Em 2018 não está sendo diferente. Não sei dizer com precisão quando foi dada a largada para a corrida em direção ao posto de hit do carnaval, mas algumas das concorrentes deste ano são “Vai Malandra”, da Anitta junto com Mc Zaac, Maejor, Tropkillaz e DJ Yuri Martins, “Bumbum de Ouro”, da Gloria Groove, “Joga Bunda”, da Aretuza Lovi (feat. Pabllo Vittar e Gloria Groove) e “Que Tiro Foi Esse”, da Jojo Toddynho.

Até certa altura do campeonato, não havia dúvidas de que a faixa de hit do carnaval seria dessa última música, mas eis que aos 45 minutos do segundo tempo surge “Envolvimento”, da MC Loma com as Gêmeas Lacração, e nós, que já estávamos praticamente decididos em relação a esse assunto, somos obrigados a pedir mais alguns dias de acréscimo para repensarmos essa importante decisão.

Publicados no Canal descontraídas (YouTube) no dia 20 de janeiro de 2018, a música e o clipe de “Envolvimento” –  que, nas palavras da própria MC Loma em entrevista concedida ao Diário de Pernambuco, foram feitos com a intenção de diversão – têm se mantido firmes e fortes no quesito popularidade desde que vieram à tona, e em menos de um mês de lançamento, sem estratégias muito elaboradas de divulgação, MC Loma e as irmãs gêmeas Mirella e Marielly estão vendo sua música não só na boca do povo, mas também na boca de artistas já consagradas na indústria da música brasileira.

MC Loma – Envolvimento (Clipe Oficial) 

Até onde eu sei, “Envolvimento” já chegou ao conhecimento de Solange Almeida e Wesley Safadão, que gravaram versões em forró da música, e de Anitta, que usou seu perfil no Instagram para divulgar vídeos dublando a música e no último domingo (04/02) encerrou seu show no Olinda Beer deste ao som de Envolvimento junto com a MC Loma e as Gêmeas Lacração no palco.

Anitta e Mc Loma nos bastidores do Olinda Beer de 2018

Anitta + MC Loma & As Gêmeas Lacração – Envolvimento (Olinda Beer)

Diante de todas essas conquistas em tempo recorde, não tem como não estabelecer uma relação disso com o fato de que nós, usuários de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, que nos envolvemos de alguma forma com “Envolvimento” e propagamos a palavra de MC Loma pelo Brasil afora, somos corresponsáveis não só pelo sucesso da música, mas também pela realização do sonho que ela tinha de conhecer Anitta, uma artista que ela admira. Em outras palavras, usamos a internet para fazer o bem.

Para finalizar, eu diria que ao compor a frase “esse hit é chiclete, na sua mente vai ficar”, MC Loma mirou num verso, mas acabou acertando mesmo numa profecia.

Para ouvir no Spotify

Henrique é graduado em Letras, professor de Português e futuro jornalista que faz pesquisa sobre metáfora. Escreve sobre e é apaixonado por cinema, literatura, música e afins. Publica reviews de filme mensalmente | Para segui-lo no Instagram: @henrickcarlos

Último post de Música

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas