CONSCIÊNCIA COLETIVA

Memes Itinerantes invadem a Escola Estadual Tomé Gibson

em Na Escola/Novidades por

No dia 30 de Novembro, a Oficina Memes Itinerantes foi realizada na Escola Estadual Tomé Gibson, que fica no bairro da Guabiraba, em Recife. Ministrada pelo professor Raphael Alves, que é colunista do anallógicos, em parceria com Thaiane Albuquerque, professora de Português da unidade, a oficina buscou, a partir de um apanhado histórico sobre os memes da internet, trabalhar questões como o papel do humor e preconceito.

Alunos do 1º Ano com o Professor Raphael Alves

Duas turmas receberam os “memes itinerantes, o 1º ano e 2º ano do Ensino Médio. Na primeira etapa da oficina foi realizado um apanhado sobre o uso do termo “meme”, na segunda, os alunos tiveram contato com o processo de elaboração do gênero, com ênfase na intencionalidade / sua importância na atualidade. Nesse momento, diante dos exemplos ofertados, questões como o racismo e a homofobia foram levantas. No terceiro e último bloco os alunos foram os protagonistas. Na fábrica de memes, eles puderam criar seus próprios memes a partir de imagens previamente selecionadas.

O resultado vocês conferem agora!

MEME 1 : Gretchen

Meme criado pelo aluno Wesley Luiz, do 2º ano
Meme criado pela aluna Amanda Rayssa, do 1º Ano

MEME 2: Bonecas Tristes

Meme criado pela aluna Samara Oliveira, do 1º Ano
Meme criado pela aluna Maria Eduarda, do 2º Ano

MEME 3: #FORATEMER

Meme criado pela aluna Dayana Vitória, do 2º Ano
Meme criado pela aluna Cláudia Marina, do 1º Ano

MEME 4: Mônica (Inbonha)

Meme criado pelo aluno João Felipe, do 1º Ano
Meme criado pelo aluno Angelo Gabriel, do 1º Ano

MEME 5: Natal Animado

Meme criado pela aluna Maria da Conceição, do 2º Ano
Meme criado pelo aluno João Felipe, do 1º Ano

Foi muito difícil escolher apenas 10 memes, mas esses, sem dúvida, simbolizam bem o talento da galera. Importante frisar que nenhum dos 232 memes criados pelos 44 alunos participantes da fábrica tinha conteúdo preconceituoso ou reproduzia discurso de ódio. Promover uma discussão em torno desses temas é sem dúvida um dos objetivos mais importantes desse trabalho.

Professora Thaiane com os alunos do 1º Ano

Agradecemos aos alunos(as) participantes, a equipe da Escola Estadual Tomé Gibson, em especial a diretora Leila Moura e principalmente a professora Thaiane Albuquerque, que não só facilitou a realização da oficina, como participou ativamente de todo processo.

A Oficina Memes Itinerantes é um trabalho realizado pelo professor Raphael Alves, que atualmente desenvolve pesquisas sob os paradigmas transdisciplinares, analisando historicamente como os discursos sobre a escola foram e são construídos, percebendo também a criação de novos imaginários nas redes digitais e os processos de subjetivação dos agentes que delas fazem parte, e faz parte de um conjunto de ações do anallógicos, que objetiva promover um contado direto com os estudantes da rede pública e privada em Pernambuco. Fazem parte dessa iniciativa mais 2 Oficinas (Músicas na Língua Inglesa e o Pensamento Crítico-Social / Sociedade e representatividade nas histórias em quadrinhos) e um Cine Debate.

Todo o trabalho é realizado sem nenhum custo para a escola. 

Alunos do 2º Ano com Professor Raphael Alves

As ações serão retomadas em 2018, com o início do ano letivo. Se você é professor(a) de rede, fique de olho, em breve estaremos divulgando o material completo das ações, com as justificativas e os objetivos pretendidos. É só verificar o público alvo, avaliar a metodologia, baixar a ficha de divulgação, articular com a escola e entrar em contato conosco através do nosso e-mail.

Um forte abraço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas