CONSCIÊNCIA COLETIVA

Precisamos falar sobre “The Evil Within”, o game de suspense que sempre desejamos.

em Games/Nerd/Novidades por

Oi pessoal, esse texto agora vai para aqueles que gostam de games e principalmente do tipo Survival Horror (Resident Evil, Silent Hill, entre outros). Estou falando de The Evil Within (ou, Psycho Break na versão japonesa), que tem como seu criador Shinji Mikai, o mesmo de Resident Evil, no caso até o 4, a partir do 5 ele saiu da Capcom e, com exceção do 7, percebesse que aquele tom de terror e suspense não estava tão presente assim em sua ausência nos games, porém, Resident Evil ganhou muito com ação, chegando a lembrar bem os filmes de Hollywood. O que dividiu bem os fãs, eu particularmente gosto, independentemente de ter mudado um pouco, o que viria a ser corrigido em Resident Evil 7, contudo, o estilo de primeira pessoa não agradou a muitos como já era previsto e mesmo com uma baixa venda nesse game atual, há rumores de que estão trabalhando em um Resident Evil 8. Quem sabe agora eles agradem pelo menos 90% dos fãs do mundo todo? Sempre levando em consideração que não se pode agradar todo mundo né?

E o que The Evil Within tem a ver com isso? TUDO. É um jogo produzido pela Bethesda com a assinatura do, já falado, Shinji Mikami e ele conseguiu a proeza de unir os “dois mundos”, com ação e survival horror. Ele acertou em tudo, história envolvente, um jogo de suspense que todo mundo queria, o sistema Stealth, que você pode, ou deve fazer tudo nas escondidas, tipo, não é porque você tem uma arma que pode sair matando todo mundo. Tem que analisar o local, passar despercebido, as vezes se passa uns minutos a mais só analisando a estratégia de como passar de uma das diversas salas e locais do game. Aquele estilo sobrevivência, que mesmo gastando todas as suas balas e quando você encontra um pente novo de balas tem apenas uma ou duas para a vida e para a morte, ou seja, tem que saber bem quando for usar e ação na medida certa.

De fato, podemos dizer que foi a junção de dois mundos, porque Mikami recuperou o terror que os fãs queriam tanto e uma ação bem dosada que enriquece demais o jogo. Alguns até falam que é a mistura de Resident Evil com The Last of Us (outra obra prima) de Jacob Minkoff, devido a mecânica do Stealth.

O jogo começa com uma chacina que aconteceu no hospital psiquiátrico Beacom, na cidade fictícia de Krimson e o detetive Sebastian Castellanos, ao lado do parceiro de muitos anos, Joseph Oda e a novata Julie Kidman são chamados para fazer uma investigação. Eles comentam que essa chacina pode ter ligação com uma série de sequestros que já investigavam há um tempo e quando chegam no local eles sentem o cheiro da morte logo na porta. Ao entrar eles vão na sala das câmeras de segurança ao lado da recepção e encontram com o doutor Marcelo Jimenez que menciona um nome, Ruvik. Joseph pede pra Sebastian olhar as câmeras de segurança e ele vê uma entidade de capa branca, com poderes cortantes e veloz, atacando as pessoas. Nessa hora a entidade olha para câmera e desaparece. Quando Sebastian percebe o quão bizarro é, a entidade de capa branca aparece atrás dele e acerta bem forte na cabeça.

Sebastian acorda pendurado ao lado de vários corpos e na frente dele está uma criatura grande usando uma máscara de ferro e corta o corpo do lado, ele é uma espécie de açougueiro. Sebastian pega a faca de um corpo do lado e consegue se soltar, quando o açougueiro sai da sala ele consegue pegar as chaves e tenta escapar, mas é surpreendido com o barulho do alarme que ativou sem querer e o açougueiro vai atrás dele com uma serra elétrica.

Depois de fugir, Sebastian percebe que ainda está no hospital e ao ouvir um tremor, ele corre para fora e não acredita no que está vendo. A cidade se partindo por todos os lados, os prédios caindo, o chão se abrindo, uma verdadeira confusão e nessa hora aparece o amigo que o levou para o hospital, o policial Connelly, em uma ambulância para resgata-lo. Estavam na ambulância Julie Kidman, o doutor Marcelo Jimenez e um paciente perturbado Whinter Leslie, eles conseguem fugir dessa confusão e dentro da ambulância Sebastian olha pelo retrovisor e vê a entidade de capa branca ao lado de seus amigos e quando ele tenta alguma reação, o motorista Connelly acaba se transformando em uma criatura, até que eles caem de um penhasco.

Sebastian acorda em um quarto de hospital e quem o orienta é uma enfermeira chamada Tatiane Gutierrez, que não dá muita resposta de onde estão, frequentemente ele irá aparecer nesse local. Ao olhar para um espelho, Sebastian acaba voltando para o local do acidente, mas não vê nenhum de seus amigos então parte em sua jornada para achá-los, até encontrar Connelly transformado e devorando uma pessoa (essa cena faz referência a da primeira aparição do zumbi em Resident Evil), sem pensar muito Sebastian pega uma arma no chão, mata Connelly e durante o caminho acaba encontrando o paciente Leslie, que acaba se afastando dele. Sebastian chega em um vilarejo e encontra pessoas hostis, chamadas “Assombrados”, que tentam matá-lo de todo jeito. Eles têm os corpos mutilados e arame farpado ao redor do corpo (sinistro) e são os monstros mais comuns ao longo do game.

Depois que mata alguns “Assombrados”, ele encontra com o doutor Marcelo Jimenez que pede ajuda para achar Leslie. Durante essa ajuda eles se deparam com o açougueiro de novo e depois de escapar eles chegam no antigo hospício do irmão de Jimenez, local onde Leslie foi tratado por um bom tempo. O Irmão de Jimenez estava lá, mas tinha se transformado em um “Assombrado” e depois de derrota-lo, eles encontram Leslie no porão.

Quando tentam sair de lá se deparam com a entidade de capa branca que Jimenez chama de Ruvik e tanto ele quanto Leslie ficaram assustados com essa presença. Sebastian vai atrás de Ruvik, mas acaba sendo levado para outro local, bem diferente e se encontra com uma criatura chamada o “Renascer de Laura”, que terá uma explicação mais à frente. Assim que consegue fugir, a plataforma que se encontra começa a tremer, ele é jogado, cai em outro local, levanta como se nada tivesse acontecido e chega em uma sala de hospício. Tem um buraco na parede e quando observa ele vê um espirito, ou uma lembrança, de uma criança estudando anatomia, embora essa cena não terá tanta importância ele acaba encontrando o seu amigo Joseph Oda, preso em uma banheira e quando acorda sente dores de cabeça. Joseph se transforma em “Assombrado” e ataca Sebastian, mas depois volta ao normal e acredita que isso aconteceu devido a dor de cabeça e que eles têm que agir o mais rápido possível.

Eles encontram Julie Kidman presa em um aquário e tentam desligar a armadilha antes que ela morra afogada. Enfrentam muitos “Assombrados”, e depois que desligam salvam Kidman, mas ela e Joseph acabam caindo de um buraco próximo da armadilha. Sebastian não tem escolha e vai atrás, até os três serem tragados pelo local se separando mais uma vez. Ao acordar Sebastian sente a ausência dos amigos e tenta encontra-los até chegar em uma sala que aparecem a entidade de Leslie dentro da banheira e Ruvik dizendo que finalmente achou um corpo compatível, isso seria algum tipo de lembrança.

Depois disso ele acaba aparecendo no hospital misterioso de Tatiane Gutierrez, que seria o porto seguro de sua mente, e em cima da mesa encontra umas fotos com uma fortaleza. Ele olha fixo para as fotos e é levado para o local, encontra Joseph desacordado e com fortes dores de cabeça, achando que se transformou provavelmente. Eles escapam de uns “Assombrados” ai de repente Joseph pega a arma de Sebastian e tenta se matar, mas é interrompido por Sebastian. Ele diz que quer acabar logo com isso porque o tempo está curto, mas Sebastian pede para ele ser forte e que irão sair dessa.

De longe, eles olham pra Kidman e Leslie indo para a igreja e vão atrás deles, só que encontram criaturas bizarras como os gigantes gêmeos e depois encontram outra criatura chamada de “Sentinela”, tipo um cachorro enorme. Após derrotar o cachorrão, eles entram na igreja e ouvem a voz de Kidman no subsolo, Joseph sente dores mais uma vez e sente vontade de cometer suicídio, então, Ruvik aparece mais uma vez e assim como tinha acontecido antes eles são levados para outro local. Sebastian está nas catacumbas, local onde Kidman e Leslie devem estar e ele segue em frente até encontrar uma criatura chamada “The Keeper”, que usava uma caixa metálica na cabeça e um martelo gigante, altamente assustador. Mesmo assim Sebastian encontra Leslie preso numa cela dentro de uma sala cheia de armadilhas e conseguem escapar de “The Keeper” que aparece diversas vezes, porém, ao chegar em uma caverna acaba mudando de local e vai parar no hospital até encontrar com o doutor Jimenez e ele esclarece algumas coisas.

Ele fala que o nome verdadeiro de Ruvik é Ruben Victoriano e eles estavam trabalhando em um projeto chamado STEM. É um sistema semelhante a Matrix, que tinha a capacidade de unir várias mentes em um mundo só e quem estivesse compartilharia emoções, lembranças, sentimentos, consciência e tudo que estivesse ligado em sua mente e todos eles estavam presos nesse sistema desde o começo do jogo. Ruvik moldou o sistema STEM a seu bem querer, criando seu mundo próprio, isso explica os poderes e as criaturas que habitam o local. Sebastian acaba tendo um flashback de um cérebro gigante e depois ele fica só no local até que uma criatura chamada “Amalgam Alpha” o persegue. Ela é uma mistura de humanos e animais e tem uma velocidade absurda, mas felizmente, Sebastian consegue escapar até chegar no hospital da enfermeira Tatiane Gutierrez e ver a imagem de Ruvik no quadro. Ele foi tragado de novo só que para a mansão de Ruben Victoriano então começa mais uma caminhada para investigar a mansão e saber mais sobre o seu passado.

Ruben é muito inteligente e desde criança queria estudar o corpo humano, de preferência o cérebro, e isso explica o flashback que Sebastian viu quando estava com Jimenez. Apesar de ser um garoto, ele estudou com Jimenez por muitos anos devido a negócios que a sua família tinha com ele. Eles financiavam o hospital e em troca o hospital forneciam cobaias para os experimentos de Ruvik, que além de ter matado os pais, aperfeiçoava o sistema STEM cada vez mais. Sebastian segue pelo corredor que estava fechado até se deparar com Ruvik que fica perseguindo direto e depois disso ele é levado para mais uma lembrança de Ruvik, dessa vez para o celeiro onde Ruvik, ou Ruben, costumava ficar com a sua irmã Laura, aquela mesma criatura vista antes, porém sem estar transformada, ainda estava viva. Ruben era uma criança inteligente que fazia as coisas por conta própria, sem o consentimento dos pais que eram ricos e não tinham tempo para eles se preocupando sempre com os negócios e em aumentar a fortuna, então a pessoa que ele mais amava era a sua querida irmã que lhe dava atenção e carinho, porém, algumas pessoas atearam fogo no celeiro em forma de protesto por causa dos pais de Ruben e sem saberem que tinha gente dentro, Ruben, apesar de ter todo o seu corpo queimado, consegue escapar, diferente de sua irmã que acaba morrendo.

Então os pais de Ruben o prendem dentro do porão deixando escondido para a sociedade não olhar a aberração que seu filho se transformou, até porque a imagem da família era tudo para eles. Mesmo assim Ruben não se afetou, pelo contrário, como era bem inteligente, começou a fazer pesquisas sobre o cérebro começando com animais e depois humanos e recebia a ajuda de Jimenez para isso. Então com isso, já adulto, acabou matando seus pais e parou de financiar o hospital e nisso Jimenez parou de oferecer cobaias, forçando Ruben a usar as pessoas do vilarejo como cobaias, as mesmas pessoas que atearam fogo no celeiro. Jimenez mesmo sem aceitar isso acabou vendo um futuro brilhante nesse projeto e forjou o acidente dos pais de Ruben para que pudesse receber a herança. Após descobrir tudo Sebastian é levado até as ruinas da mansão e encontra uma criatura chamada “Trauma”, um humanoide gigante que ataca usando umas garras e essa criatura representa o ressentimento de Ruvik pela religião que foi imposta a ele por seus pais, por isso a criatura sempre aparece carregando uma viga de madeira nas costas e logo após encontra com “O renascer de Laura”, ele a enfrenta com fogo, devido a forma que ela morreu no celeiro. Tanto ela quanto as demais criaturas têm a ver com os sentimentos de Ruvik, cada um serve o seu propósito. Então fugindo pelo elevador, Sebastian encontra com Ruvik mais uma vez que diz sobre pegar o seu corpo e usar da forma que ele quer, até desaparecer de novo.

O elevador vai parar na mansão e atravessando um corredor Sebastian encontra com Jimenez usando Leslie para tentar sair do Sistema, porque de todas as cobaias, Leslie era o mais compatível sem ter seu cérebro danificado como aconteceu com os demais. Tudo parecia estar certo, até que a criatura “Amalgam Alpha” aparece de novo, mata o doutor Jimenez e envia Sebastian para outro local, no estacionamento, e lá eles travam mais um duelo onde Sebastian usa todos os recursos possíveis até conseguir escapar e depois desse duelo difícil Sebastian aparece na cidade de Krimson toda destruída como ele a viu ao sair do hospital e que estava ileso da destruição, local ótimo para investigar.

Na cidade, que se encontra destruída e alagada, Sebastian tem diversos encontros com Ruvik, que apresenta mais duas criaturas o “Doppelganger” que seria o clone de Ruvik, mais fraco e frágil. Ele significa o início de sua caminhada até ser quem é hoje quando passou de um homem fraco até um semideus dentro do STEM e o “Shyigyo” que não tem a sua representação explicada, no entanto, poderia ser mais uma cobaia de suas pesquisas.

Caminhando pela cidade, Sebastian avista Kidman sendo perseguida por vários “Assombrados” e depois que a ajuda a escapar, ele começa a se sentir diferente e ao olhar pelo espelho ele vê que está se tornando um “Assombrado” também, como se ele não estivesse mais conseguindo segurar como Joseph e rapidamente ele ataca Kidman, que sem escolha acaba atirando nele. Recobrando a consciência Sebastian acorda dentro de uma sala e para sua sorte Leslie está próximo e ajuda a sair, só que na hora ele se assusta e corre mais uma vez, então Joseph aparece dizendo que tem um ônibus que eles podem usar para sair desse local e dentro do ônibus Kidman chega correndo já ligando tudo para fugir porque tinha uma criatura a perseguindo. A criatura se chama “Heresia”, e os três conseguem fugir, então Joseph diz que o caminho para saída seria o hospital Psiquiátrico já que lá foi onde tudo começou e ainda estava intacto.

Durante o caminho eles enfrentaram uns “Assombrados” e fica pior quando Ruvik aparece bem na frente e levita o ônibus arremessando longe. Kidman acaba desaparecendo e enquanto a dupla visualizava um meio para chegar em um trem que ligada uma parte da cidade a outra, próxima do hospital, eles acabam se separando mais uma vez, mas combinam para se encontrar lá. Durante o caminho ele enfrentam uns “Assombrados” até encontrar Kidman com Leslie, só que ela estava com uma arma apontada para ele que faz Sebastian apontar a arma para ela, Joseph fica de tocaia esperando alguma reação dela, então ela diz que Ruvik estava atrás Leslie e quando ela ia contar o que estava havendo, uma confusão acontece no local, vários tremores e Leslie sai correndo. Kidman dispara nele só que Joseph acaba ficando na frente e se sacrifica.

Sebastian acaba indo para a estação de metrô e sem escolha ele acaba seguindo em frente até encontrar com uma criatura chamada “Quell”, que representa o desejo de Ruvik de se manter despercebido pelas pessoas, devido a sua aparência deformada e se camufla chegando até ficar invisível, porém Sebastian não tem dificuldades para enfrentar.

Chegando no trem que ligava as duas partes da cidade, Ruvik aparece de novo e leva Sebastian até a sala que ficava o sistema STEM e nessa sala ele escuta uma conversa entre Ruvik e Jimenez, em mais uma lembrança, onde o doutor passou a perna em Ruvik roubando suas pesquisas e publicando em seu próprio nome, dizendo também que fez um favor a Ruvik já que ele não tinha licença para publicar essas pesquisas, e faz Ruvik o ameaçar até Jimenez chamar os seguranças, torturar e mata-lo, porém, ele sabe que não pode concluir as pesquisas sem Ruvik e usa seu cérebro para servir de centro dos sistema STEM, só que ele não esperava que a mente de Ruvik se revelaria e se tornaria um ser supremo dentro do sistema STEM moldando e transformando o mundo a sua maneira. Depois disso Sebastian acorda próximo ao hospital e ao passar por lugares já visto antes, se depara com Ruvik que acaba o levantando com uma mão, e nessa hora Sebastian usa o fogo da lanterna para se defender.

Um pouco antes desse evento, sempre que Sebastian chega no Hospital da enfermeira Tatiane Gutierrez, o porto seguro de sua mente que muda conforme ela está no momento, em um quarto, tem um homem que aparenta saber tudo que acontece ali, mas não se fala ao certo de onde ele vem e o porquê de estar ali. Ele dá dicas as vezes e uma delas é não olhar nos olhos de Ruvik.

Ao jogar a lanterna em Ruvik, Sebastian acaba olhando em seus olhos e é levado para um lugar bem mais surreal que os demais e Ruvik tenta matar Sebastian a todo custo para ele não seguir em frente, mas ele consegue ser mais esperto e acaba escapando. Voltando para o hospital Sebastian não consegue acessar o porto seguro de sua mente, e percebe que por tudo que passou sua mente já não tinha mais um local seguro, fazendo ele ter apenas um objetivo, matar o Ruvik.

Adiante, Sebastian consegue ver ele e seus amigos ligados ao sistema STEM, ou seja, seus verdadeiros corpos inconscientes e a mercê do sistema e nisso Leslie aparece sendo perseguido por Kidman e acaba ficando atrás de Sebastian, que acaba protegendo ele, então Kidman diz que ele precisa confiar nela, contudo, Sebastian diz que ela atirou nele e matou Joseph e não tinha como confiar. Ruvik aparece mais uma vez, e agora mostra a real intenção dele com relação a Leslie.

Como ele foi morto e sua mente está ligada ao sistema, sendo o centro de tudo, ele não consegue sair do sistema então ele quer o corpo de Leslie para se ligar a mente dele e assim sair do sistema para buscar a vingança que tanto quer, tanto com as pessoas do vilarejo como para a organização que o matou por causa de seus projetos e Leslie foi o único que conseguiu sair e voltar do Sistema ileso, sem que sua mente sucumbisse, apesar de ter ficado louco, porém conseguiu sobreviver. Então Ruvik consegue o seu primeiro objetivo se infiltrando na mente de Leslie e nisso o sistema entrava em colapso porque ninguém mais estava moldando esse universo e aparece uma última criatura, que representa a forma de como Sebastian via Ruvik, um ser imenso e muito superior.

Kidman não estava mais no STEM, por ter falhado em seu objetivo de eliminar Leslie e impedir Ruvik de absorver o seu corpo. Então Sebastian consegue derrotar essa criatura e, acorda do local onde estava preso no sistema até pegar o cérebro de Ruvik, jogar no chão e depois pisar.

Depois disso aparece sua visão, como se estivesse acordando e na frente dele estava Kidman que faz um sinal para ele ficar em silêncio, a enfermeira do porto seguro de sua mente, Tatiane Gutierrez, aparece também, e aparentemente as duas trabalham na mesma organização. Kidman diz para deixar ele e outros lá e que não iriam a lugar nenhum e que ninguém podia.

Com um tempo Sebastian acorda no local do sistema STEM e encontra o policial Connelly e o doutor Jimenez mortos na banheira, porém existe uma banheira vazia com o nome Winthers Leslie. Sebastian continua caminhando e percebe que está no hospital psiquiátrico Beacom em meio a toda a chacina do começo e chegando na porta é surpreendido com os homens da Swat e na saída ele vê Leslie andando. Sua dor de cabeça volta, indicando que Ruvik ainda tem uma certa influência com ele, depois que passa Leslie ou Ruvik desaparece de lá. Aí fica a dúvida se era realmente Ruvik no corpo de Leslie ou se Sebastian saiu mesmo do sistema STEM.

Algumas coisas ainda não fazem sentido como a presença de Tatiane Gutierrez no seu porto seguro e o homem que dá dicas a Sebastian, sendo aquela de não olhar nos olhos de Ruvik.

Durante o jogo Sebastian encontram documentos que servem para explicar o seu passado, e um deles diz que era apaixonado por uma mulher chamada Mira, que também trabalhava no departamento de polícia. Depois de um tempo o casal teve uma filha chamada Lily que morre aos 5 anos de idade junto com sua babá vítimas de um incêndio misterioso.

Abalados, o casal se sentiu culpado porque não chagaram a tempo e os dois começaram a fazer investigações cada um à sua maneira, porém Sebastian se afundou nas bebidas e Mira se comportava de maneira estranha. Com o passar do tempo, Mira chega a desconfiar que a morte de Lily não foi só um acidente e que estivesse envolvida com um grupo de pessoas poderosas que estavam ligadas ao desaparecimento misterioso de pessoas.

Mira tenta avisar a Sebastian, mas ele não faz nada por ainda estar abalado até que um dia Mira desaparece sem deixar pistas. Sebastian presta queixa na polícia que não fizeram nada devido ao seu passado com as bebidas, então Sebastian acha que ela simplesmente o abandonou e começa a investigar por conta própria chegando a ser intimado pela polícia e até sendo ameaçado porque estava tratando de pessoas muito poderosas e a polícia não queria que ele continuasse com essa investigação, mas ele continuou nesse caso e chega a descobri que se trata de uma organização muito poderosa, mas ainda desconhecida e quando estava prestes a descobrir tudo essa organização o rapta e o coloca no sistema STEM. Kidman trabalha para essa organização e tem acesso livre para entrar e sair, se infiltrou na polícia para servir de faixada e matar Leslie.

Algumas pontas ficaram soltas, porém podem ser explicadas nas DLC que saíram chamadas The Assignment e The Consequences, houve outra chamada The Keepper, que pelo nome já diz, você controla a criatura. Nas outras DCLs você controla Julie Kidman e mostra o outro lado do jogo, algumas possíveis explicações e a origem de tudo que se passou, mas essa ficara para a próxima vez, junto com um review da continuação do jogo que chegará no dia 13 de outubro deste ano ainda, então…até mais!!

OBS.: Boa parte do conteúdo foi tirado do canal Enmynest com o objetivo de explicar melhor os fatos.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Último post de Games

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas