CONSCIÊNCIA COLETIVA

O que achamos: Valerian – A cidade dos mil planetas

em Cinema/O que achamos por

Review

Nota de Luíza
6/10
Média
6.0/10

Valerian a cidade dos mil planetas, novo filme de Luc Besson, é uma produção arriscada por apresentar um roteiro simples e uma carga pesada de efeitos especiais do qual a narrativa é totalmente dependente. Explico. Valerian é a história de dois oficiais intergalácticos humanos que vivem harmonicamente com outros seres vivos de diversas galáxias e precisam recuperar um artefato desaparecido.

Este mesmo casal representa a honra e bons valores daqueles que protegem e buscam manter essa harmonia entre povos. Ao mesmo tempo, Valerian, protagonista vivido por Dane DeHaa, é um rapaz aventureiro, impetuoso, mas de bom coração que diz nutrir um amor sincero por sua parceira Laureline (Cara Delevingne). Esta, por sua vez, conhecendo o histórico de envolvimentos do protagonista, não acredita na sinceridade dos sentimentos de Valerian é julga que este tem medo de compromissos a longo prazo. No meio disto tudo, pra dar um tom intergaláctico, “crise diplomática” movida pela ambição de homens X outros seres.

Major Valerian e sua parceira, a Sargento Laurine, precisam mostrar que sim, são valorosos e honram a espécie humana, buscando desvendar mistérios que cercam o desaparecimento do artefato e de um planeta não registrado. Sim, a narrativa é bastante confusa, em alguns momentos não conseguimos entender o que quer ser dito. E é aí que a produção se torna dependente dos efeitos especiais que, quando assistido em 3D, torna-se capazes de nos prender pela sua beleza. É um filme bonito, tem uma bonita fotografia, bastante atípica que remete a filmes mais antigos de ficção científica. Por sua vez os excessos de recursos em algumas cenas pesam e soam caricatos.

O figurino é diferente, quase que fashionista e faz parecer que Cara Delevingne está em um eterno catwalke nas passarelas das grandes grifes. Inclusive, a atuação dela é bem decente pra quem não é conhecida como atriz, acredito que ela conseguiu imprimir um certo carisma e construiu bem a personagem. A sensação de “perfil” fashionista é tanta que o povo do planeta desaparecido, os Pérola, são todos magros, magérrimos na realidade, altos, com silhueta definida, pele brilhosa (bronzeada) e looks bem leves, praieiros. São uma cruza do Avatar com as modelos da Victoria Secrets.

A participação de Rihanna, momento que passa a ser bastante aguardado dada a extensão do filme e a morosidade da narrativa, é de gosto bem “questionável” e é uma prova do excesso de efeitos especiais. Rihanna aparece em alguns momentos da sua performance com todas as suas tatuagens, entretanto, durante sua performance algumas delas somem, além dela parecer menos negra do que realmente é. O fato curioso é que sua dublê é branca, talvez por isto ela tenha ficado um pouco mais clara.

O filme, como disse inicialmente, é uma aposta arriscada. Não é mal sucedido de um todo, mas também não parece que será uma bilheteria recorde e um sucesso de crítica. Tem aspectos interessantes, mas carrega uma narrativa que é simplista e conta com atuações bem medianas. A trilha sonora não tem nenhuma grande música que envolva, na realidade, se não ficarmos atentos, ela passa despercebida. Se Valerian não é um deslize total, ele quase chega perto disso.

Serviço (Recife) :

Data de lançamento: 10 de agosto de 2017 (Brasil)
Direção: Luc Besson
Música composta por: Alexandre Desplat
Adaptação de: Valérian
Autor: Pierre Christin

Horários


UCI Kinoplex Shopping Tacaruna
Legendado em português
3D 22:00
Dublado em português
3D 18:30 19:10 21:20

Kinoplex Boa Vista
Dublado em português
3D 17:20 20:20

UCI Kinoplex Shop Plaza Casa Forte Recife
Legendado em português
3D 21:30
Dublado em português
3D 18:40

Cinemark Riomar Recife
Legendado em português
3D 18:45 22:00 22:30
Dublado em português
3D 18:00 21:15

UCI Kinoplex Shopping Recife – Mapa
Legendado em português
3D 19:10 22:00
Dublado em português
3D 18:40 21:30

UCI Kinoplex Shopping Recife de Lux
Legendado em português
3D 18:50 21:40

Cinesystem Paulista North Way Shopping
Legendado em português
3D 20:40
Dublado em português
3D 17:50 18:30 21:20

Cinépolis Shopping Guararapes
Dublado em português
3D 17:10 20:10
Legendado em português
Padrão 22:20
Dublado em português
Padrão 16:30 19:10

Cine Shopping Costa Dourada – Mapa
Dublado em português
3D 18:10 20:45

Luíza é graduada em Letras pela UFPE, estudante de Direito na UNINASSAU. Escreve sobre a vida cotidiana e as relações interpessoais, e de vez em quando sobre cinema. É curiosa e adora observar as pessoas, seus discursos e suas práticas. Publica mensalmente no dia 12, save the date | Para segui-la no Instagram: @madluiza

Último post de Cinema

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas