CONSCIÊNCIA COLETIVA

Miss Sloane (Armas na Mesa), vamos falar sobre um sistema político corrompido?

em Cinema/Indicações por

Review

Nota de Bruno
8/10
Média
8.0/10

Lançado no fim do ano passado pensando nas premiações e tendo chegado ao Brasil em fevereiro, Miss Sloane (Armas na Mesa, no título nacional) é um filme que passou meio despercebido. Nos EUA foi um pouco boicotado por lidar sobre dois temas extremamente espinhosos por lá atualmente: sistema político e armas.

No filme, Elizabeth Sloane (Jessica Chastain) é uma lobista que está atuando para a aprovação da Lei Heiton-Harris a qual vai dificultar a venda de armas no país e pra isso precisar lidar com os empresários de armas, assim como com toda a “bancada da bala” americana que está muito mais interessada nos ganhos econômicos do que bem-estar da população. É interessante perceber que o argumento da “liberdade das pessoas de bem” tem sua utilização global, não se restringe ao nosso Brasil.

Sem adentrar muito no filme, a trama é instigante e inteligente e conta com um elenco de apoio é bastante competente. Mas a estrela é Jessica Chastain cuja única palavra que pode descreve-la nessa atuação é soberba. A atriz consegue construir sua personagem passando seus dilemas morais e toda sua astúcia e poder, o que para fãs de bons personagens é um deleite de assistir. Ela chegou a ser indicada ao Globo de Ouro, mas foi esquecida pelo Oscar e pensando nas indicadas deste ano, após ver o filme fica claro que ela deveria ao menos figurar nas indicações.

Perto do fim do filme Miss Sloane realiza um discurso que, em minha opinião, é um dos melhores nos últimos anos e que todo brasileiro deveria ver para fazer uma alusão a corrupção de nosso sistema político, apenas como aperitivo deixo três linhas maravilhosas: “Nosso sistema está podre. Não compensa políticos que votam com suas consciências. Recompensa ratos dispostos a vender o país para manterem seus cargos.”

Confira o trailer!

Facebook Comments

Bruno é psicólogo e pesquisador sobre gênero e sexualidade. Escreve sobre cinema e séries, é apaixonado por Nicole Kidman e Lady Gaga. Publica reviews de filme mensalmente | Para segui-lo no Instagram: @BruRobson.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Último post de Cinema

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas