CONSCIÊNCIA COLETIVA

As redes sociais, Rennan Peixe e o ódio contra Cuba

em Comportamento/Pernambuco por

O professor recifense Rennan Peixe publicou ontem uma imagem do seu passaporte indicando que estaria indo em direção a Cuba (de acordo com os comentários da postagem, ele estaria acompanhando o grupo Bongar para registrar o show que a banda fará no Festival Del Caribe Santiago de Cuba) . A legenda dizia : Porque coxinha manda é a gente obedece! Kkkkkkkkkkkkkkkkk Cuba já, ja!! Que os encantados abram os caminhos! sentindo-se muito feliz.

Post Original

A imagem acabou viralizando, recebendo uma chuva de comentários reacionários, violentos e preconceituosos, todos postados sem o menor constrangimento. O perfil daqueles que destilam ódio é, como esperado, formado em sua maioria por pessoas brancas, que encontram num certo possível candidato a presidência  apoio e autorização para reproduzir livremente esse tipo de discurso. A situação fica ainda mais constrangedora e lamentável quando percebemos que os xingamentos são oriundos de uma visão limitada e repleta de esteriótipos sobre Cuba.

Já é possível ver pessoas dizendo que a legenda provocativa postada por ele de alguma forma justifica a recepção violenta dos internautas, porém essa é só uma forma de mascarar o alto grau de intolerância que estamos enfrentando.  Como não poderia deixar de ser, várias são as postagens em tom de ameaça, desejando inclusive a morte do professor. O show de horror continua com os inúmeros conceitos políticos e acadêmicos, tratados de forma tendenciosa e amplamente parcial.

O post tem mais de 600 comentários até o momento. Alguns portais de Pernambuco já começam a dar visibilidade ao caso, mas como sempre o tom é exclusivamente informativo, nunca de combate ao discurso violento que está sendo colocado. Que Rennan aproveite bastante a viagem e que ele traga uma visão bastante honesta do povo e do governo Cubano.

Ficam aqui alguns comentários (dos mais leves) e a tristeza de saber que gente assim está espalhada no país inteiro, inclusive aqui bem perto da gente. Estamos igualmente na torcida para que providências legais sejam tomadas.

ERROR 1

ERROR 2 3 4 5 6 7 10000

FATAL ERROR

Vamos aproveitar e divulgar o Banner do Show, porque o mais importante é propagar coisas boas, até mesmo quando a notícia está repleta de ódio.

 

Facebook Comments

Raphael é professor, formado em Ciências Econômicas, Letras e atualmente se dedica ao mestrado em Educação. Escreve sobre música, comportamento e cinema. É apaixonado por Twin Peaks, playlists e quase sempre pelos amigos. Publica mensalmente dia 9, save the date | Para segui-lo no Twitter: @RaphaelAlves

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Último post de Comportamento

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas