CONSCIÊNCIA COLETIVA

Conheça a música da nigeriana Yemi Alade

em Dicas/Música por

A nigeriana Yemi Alade é um dos nomes mais fortes do afropop, um movimento que apesar de usar elementos da pop music americana, preserva elementos importantes da cultura local, principalmente no que diz respeito às temáticas abordadas. Com a tropical house, que utiliza instrumentos africanos e o dancehall, que é um estilo puramente jamaicano, invadido as paradas de sucesso e com uma série de artistas gringos lucrando muito com isso;  nada melhor que alterar a perspectiva e vislumbrar como esses estilos são trabalhados a partir do olhar africano.

Yemi, artista que venho ouvindo bastante, nasceu em 1989 e ficou famosa quando venceu no ano de 2009 o Peak Talent Show, competição que ocorre na Nigéria anualmente. Logo em seguida hit Johnny invadiu as paradas e alguns anos depois temos Mama Africa, o seu disco (excelente) mais recente, lançado no ano passado. A cantora sempre deixa claro quais são as suas referências, que vão desde outras cantoras nigerianas até artistas como Mary J. Blige. Além das sua produções e dos arranjos, que são muito bons, Yemi sempre adiciona nas suas músicas e nos clipes algumas temáticas importantes referentes aos mundo da mulher na sociedade nigeriana. Em Johnny, o tema é liberdade e empoderamento, enquanto o clipe da mais recente Tumbum, que eu adoro, fala sobre traição e quebra um paradigma importante, tirando a mulher do lugar de culpada quando se envolve com um homem comprometido.

Capa de Mama Africa

Apesar da nossa falta de costume, domínio do mercado americano e da consequente falta de mercado consumidor para esse tipo de artista, algumas barreiras já começam a ser transpostas. Os hits da Yemi já fazem a cabeça de galera em outros países. Abaixo deixo duas apresentações de grupos de dança, uma em Paris e outra coreografada por Petit Afro, que  utilizam sequencialmente Johnny e Tumbum como trilha.

Ps: O disco Mama Africa e outros singles da artista estão disponíveis no Spotify, é só clicar aqui.

Facebook Comments

Raphael é professor, formado em Ciências Econômicas, Letras e atualmente se dedica ao mestrado em Educação. Escreve sobre música, comportamento e cinema. É apaixonado por Twin Peaks, playlists e quase sempre pelos amigos. Publica mensalmente dia 9, save the date | Para segui-lo no Twitter: @RaphaelAlves

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Último post de Dicas

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas