CONSCIÊNCIA COLETIVA

Conheça um pouco sobre Death Note, o mangá que ganhará uma esperada adaptação na Neetflix

em HQ/Nerd por

Death Note é uma série de mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Os capítulos do mangá foram serializados em uma revista semanal japonesa, Weekly Shõnen Jump, de 2003 até 2006, com capítulos compilados em um total de 12 volumes e lançados pela Editora Shueisha. No Brasil, a série de mangá foi publicada em duas versões pela Editora JBC. A história do mangá foi adaptada em uma séria de TV produzida pela Madhouse e dirigida por Tetsurõ Akari, composta de 37 episódios.  O anime foi exibido no Japão de 2006 até 2007 pela Nippon Television, sendo exibido no Brasil pela primeira vez em 2009, pela Animax, e mais tarde reexibido em 2014 pela PlayTV.

A história centra-se em Light Yagami, um dos melhores estudantes do ensino médio Japonês. Um dia sua vida muda por completo quando, por acaso, encontra um caderno perdido e na sua capa escrito ‘Death Note’. Dentro do caderno havia instruções onde diziam que se escrevesse o nome de uma pessoa e visualizasse mentalmente seu rosto ela morreria de um ataque cardíaco em 40 segundos, mas caso sua morte fosse detalhada aconteceria exatamente como descrito. Acreditando ser uma brincadeira, Light resolve testar o caderno em duas ocasiões distintas e logo descobre que o caderno é realmente verdadeiro. Cinco dias se passam e Light já tem escrito o nome de várias pessoas no Death Note. Seu intuito é matar todos os criminosos e, assim, purificar o mundo do mal e tornar-se o “Deus do Novo Mundo”, e é quando ele conhece o verdadeiro dono do caderno, um Shinigami (um Deus da Morte) chamado Ryuk, que ao escutar o discurso de Light decide deixar o caderno em seu poder, pois gostaria de se divertir um pouco no mundo humano.

Como o número de mortes inexplicáveis aumentando e com a mesma razão aparente (ataques cardíacos) acontecendo, isso acaba chamando a atenção do FBI, onde após uma acalorada discussão resolvem chamar um famoso detetive particular chamado simplesmente de L, que após uma análise dos fatos descobre que o assassino encontra-se no Japão e que de alguma maneira pode matar sem tocar ou ver suas vitimas.

Após um vídeo onde Kira (que é a personalidade que Light assume como assassino) revela publicamente que ele é o responsável pelas mortes, ele descobre que o investigador L será o seu maior adversário, pois ninguém nunca viu o rosto dele e ninguém sabe seu verdadeiro nome. Assim que o vídeo viraliza por todo o Japão, uma personagem importante aparece chamada Misa Amane. Uma ídola japonesa que também tem um Death Note dado pela Shinigami Rem. Após Kira matar os assassinos de seus pais ela resolve encontrá-lo de alguma maneira e para isso grava um vídeo dizendo ser o segundo Kira e marca um encontro com ele em um parque através do vídeo. Mas como reconhecê-lo sem que ela exponha os dois?

Misa havia feito um acordo com Rem para ganhar os olhos de um Shinigami, assim, ela encontraria Kira no lugar marcado sem chamar atenção. (Os olhos dão a habilidade de ver o nome verdadeiro e o tempo de vida de alguém, mas para isso você deve ceder metade de seus anos de vida.) Misa fica em um ponto estratégico no local marcado e quando um garoto aparece sem o dia de sua morte escrito acima da cabeça, Misa finalmente encontra Kira/Light e acaba seguindo ele até sua casa e só então se apresenta a ele como o segundo Kira.

 Ela, assim como Light, é corrompida pelo poder que vem com a posse de um Death Note. No entanto, ao contrário de Light, ela não deseja tornar-se um deus, nem perde sua personalidade original. Por causa da natureza cruel e manipuladora de Light, ela é apenas outra de suas vítimas e acaba se apaixonando por ele e então começa a ajudar Light.

As coisas começam a se complicar quando por um deslize L começa a suspeitar de Misa e acaba mantendo-a presa. Para eles não serem descobertos, Light traça um plano e quebra uma das regras do Death Note. Quando Light toca no caderno de Misa ela acaba perdendo todas as lembranças que tinha do caderno e de tudo o que sabia dos Shinigamis e de Kira. Light acaba perdendo a memória também, mas tudo faz parte de um plano maior. Ele acaba conseguindo entrar na equipe de investigação para achar Kira e faz parte da equipe de L chamados Yotsuba. Light agora que está fora de suspeitas, encontra uma pista deixada por ele e recupera o seu Death Note e todas as suas memórias. Agora estava na hora de acabar com a equipe de investigação e com o seu maior rival.

Manipulando as emoções que Rem tem por Misa, Light faz a Shinigami matar L e seu parceiro Watari. Dessa maneira, a Shinigami acaba infligindo uma das regras de um Deus da Morte, que é matar um humano para proteger outro e com isso ela acaba morrendo. Sem L para encabeçar as investigações para encontrar Kira, Light acaba assumindo o seu lugar por cinco anos, até a chegada de Near e Mello, os verdadeiros sucessores de L. Light não esperava por esses dois e terá que, mais uma vez, escapar de suas armadilhas e raciocínio rápido se quiser cumprir suas ambições.

Cada um deles tem uma maneira diferente de trabalhar. Enquanto Near, com ajuda do governo, cria uma organização chamada SPK, Mello faz um acordo com a máfia para conseguir o mesmo objetivo: capturar Kira. Começa uma caçada instigante para achar o verdadeiro Kira, onde Mello e Near usam de todas as suas artimanhas e aptidões para prender o assassino.

Death Note é um mangá/anime inteligente. Cheio de detalhes e com uma linha de raciocínio que nem todos podem acompanhar facilmente. Sendo uma série voltada mais para o suspense do que para lutas, ela monta cenas onde os personagens têm sacadas mentais muito rápidas e ela é um verdadeiro jogo mental. Todas as pessoas escolhidas para o processo de criação do anime tomaram cuidado para que os fatos fossem bem explicados, pois assim os telespectadores não precisariam voltar páginas para entender o que estava nas entrelinhas. Death Note iniciou como um mangá, foi também um anime, jogos eletrônicos, virou filmes em live-action, se tornou um musical e recentemente foi anunciada como uma série em live-action produzida pela Netflix. Vale a pena ler o mangá e assistir o anime.  ^^

Último post de HQ

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas