CONSCIÊNCIA COLETIVA

15 fatos que te ajudarão a entender a importância de Twin Peaks

em Séries/TV e Séries por

Elencamos, entre centenas, 15 motivos para você embarcar de vez no universo de Twin Peaks. A série retorna em maio e se você não conferiu ainda as 2 temporadas anteriores ainda pode e deve fazer isso.

* Além da morte de Laura, que é o ponto de partida da série  (todo mundo já deve saber) e da presença de alguns personagens, esse texto não contém spoilers.

1 –  A série é um grande marco da cultura pop, simboliza uma mudança importante na dramaturgia televisiva. Foi a primeira vez que um diretor de cinema já renomado, com uma linguagem própria, ganhou liberdade estética para criar um universo na TV. Twin Peaks é conhecida também como umas das séries que ajudou a popularizar o uso de Cliffhanger na televisão.

Cena do enterro de Laura Palmer.

2 –  A pergunta “quem matou Laura Palmer?” é só o pontapé inicial, a série trata de questões maiores, como amor, família, sexualidade, perversões, incesto, adultério, prostituição e tráfico. David e Frost, criadores da série, tiveram problemas na condução da segunda temporada, visto que enfrentaram pressão para que a revelação do assassino de Laura fosse ao ar antes da hora, o que prejudicou um pouco a narrativa, mas não impediu que ela tivesse um final arrasador.

Aquele mistério de Laura Palmer era a gansa que colocava pequenos ovos de ouro. Em certo momento, nos disseram que tínhamos de dar um ponto final ao mistério, e depois disso não conseguimos mais continuar.

David Lynch

3 – Twin Peaks foi e é citada em diversos filmes, livros, Hqs e séries. Ela influenciou muito o estilo de diversos diretores; produções mais recentes como Stranger Things e Riverdale fazem referências claras ao que foi criado por David e Frost. O trabalho também criou universo expandido, ganhou um filme e livros que ampliam a nossa visão sobre os personagens e eventos.

Twin Peaks e Gravity Falls

4 – Ela foi uma das primeiras séries a ganhar culto por parte dos fãs. No mundo todo pessoas se vestiam como as personagens da série e recriavam momentos icônicos. Twin peaks é mesmo uma daquelas séries que tem fãs fiéis, muitos tatuam frases e cenas no próprio corpo. No dia em que Laura Palmer foi encontrada morta (24 de fevereiro), pessoas se enrolam em plástico e deitam nas margens de rios, recriando um dos momentos mais icônicos da tv.

A senhora do tronco entre as fantasias preferidas no Halloween

5 – O surgimento dos primeiros fóruns de internet fez Twin Peaks ganhar uma amplitude ainda maior, visto que as pessoas começaram a especular sobre os personagens e criar teorias mirabolantes nessas plataformas; algo muito comum hoje.

6 –  Para entender a série é preciso estar disposto(a) a penetrar num universo fantástico sem respostas fáceis e ter habilidade para conectar eventos que extrapolam bastante a realidade que conhecemos.

7 –  A série tem uma das melhores season finales da história. David tomou as rédeas do episódio e criou um momento único, que entrou para a história da televisão. Com muito suspense, Cooper embarca em sua jornada na Sala de espera (Red Room) e lá encontra os personagens mais enigmáticos que fazem parte da mitologia criada em torno do universo místico que ronda a cidade. Apesar de não ser apenas uma série de terror, Twin Peaks tem cenas aterrorizantes e os vilões mais assustadores que você já viu.

8 –  A terceira temporada de Twin Peaks terá 18 episódios (cada um com 1h de duração) e estreará em 21 de maio nos Estados Unidos. Dessa vez David e Frost tiveram total liberdade de criação e pensaram nos 18 episódios como um único filme. Cogita-se que pela primeira vez o festival de Cannes, que ocorre entre 17 e 28 de maio, exiba o piloto de um série na sua abertura.

Cartaz Promocional da nova temporada.

9 –  O próprio David Lynch vai atuar na terceira temporada. Ele viverá novamente Gordon Cole, que é um chefe regional do FBI e o superior imediato de Dale Cooper.

Lynch já na terceira temporada interpretando Gordon.

10 – David Duchovny, o agente Mulder de Arquivo X, viveu a agente Denise Bryson na segunda temporada da série e já está confirmado na terceira. Sua personagem na época gerou polêmica, estávamos em 1990 e era praticamente impossível uma agente do FBI trans ser representada na TV. Alguns sites já estão repercutindo a presença do David na série, apontando que esse será mais um caso onde um homem cis irá interpretar uma personagem trans. Por outro lado uma parte do público transgênero entende a importância da personagem e considera que a questão da representatividade naquela época foi importantíssima.

Denise Bryson na segunda temporada.
Imagem de Denise na nova temporada.

11 –  O elenco da terceira temporada é um dos melhores já vistos. Há 238 personagens com falas na nova temporada de Twin Peaks. Além do retorno da maior parte do elenco original, teremos nomes como Naomi Watts, Ashley Judd, Monica Bellucci, Sky Ferreira, Laura Dern, Eddie Vedder (do Pearl Jam), e Trent Reznor (do Nine Inch Nails) e Amanda Seyfried.

Escute Sky Ferreira (que é uma grande fã de Twin peaks) cantando ”Falling”, música escrita por Angelo Badalamenti e David Lynch especialmente para a série orignal.

12 – A senhora do tronco, umas das personagens mais queridas da série, interpretada pela querida Catherine E. Coulson, estará na nova temporada. A atriz infelizmente faleceu ano passado, mas as  suas cenas já tinham sido filmadas.

A senhora do Tronco.

13 – A trilha sonora da série, composta pelo sensacional Angelo Badalamenti com participação direta do David, é uma das mais cultuadas da TV. As faixas conseguem te transportar para o universo de Twin Peaks em questão de segundos.

14 – Twin Peaks é conhecida por ter criado tendência também no mundo da moda. As roupas feitas exclusivamente para a série são até hoje uma marca registrada.

15 – Kyle MacLachlan, que vive o Agente Cooper, protagonista da série, liberou uma playlist fantástica chamada coffeetime no spotify para aquecer os motores.

Fotos da nova temporada (UAU!!!) foram divulgadas pela revista Entertainment Weekly.

Lucy Moran e Andy Brennan 25 anos antes.
Lucy Moran e Andy Brennan na nova temporada.
Shelly Johnson e Norma Jennings 25 anos atrás.
Shelly Johnson e Norma Jennings na nova temporada.
Michael Horse, como Hawk, 25 anos atrás.
Hawk na nova temporada.

AMÉM TWIN PEAKS.

Raphael é professor, formado em Ciências Econômicas, Letras e atualmente se dedica ao mestrado em Educação. Escreve sobre música, comportamento e cinema. É apaixonado por Twin Peaks, playlists e quase sempre pelos amigos | Para segui-lo no Twitter: @RaphaelAlves

Último post de Séries

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas