CONSCIÊNCIA COLETIVA

Conheça Yuri On Ice

em Anime/Nerd por

Se você curte animes provavelmente já conhece Yuri on Ice. Se você não curte animes, mas é fã de boas histórias e bons personagens, você deveria conhecer Yuri on Ice!

O anime é sobre o mundo do esporte de patinação no gelo. No Japão animes sobre esportes é um gênero específico com muitos fãs. Aqui acompanhamos a história de Yuri Katsuki como finalista do grand prix e último colocado na mesma. Isso ocorre já no primeiro episódio e dá o tom do personagem: alguém inseguro.

Os animes sobre esportes dão prioridade ao desenvolvimento dos personagens – diferente de outros onde o plot é mais importante – pois, você só torcerá para que o personagem ganhe se o conhecer bem. YoI apresenta seus personagens de modo intenso e profundo, mostrando suas faces de insegurança, competitividade, amizade e amor.

Após perder o grand prix Yuri entra em depressão, afastado da família e amigos, e ganha peso dificultando sua performance. Quando finalmente retorna a sua cidade natal, ao encontrar uma amiga de infância e se apresentar para ela, tem sua apresentação viralizada e assistida por seu maior ídolo, Victor Nikiforov, patinador russo de bastante renome. Victor se oferece para treinar Yuri e guiá-lo pela competição que se aproxima.

Desde o início há bastante tensão afetiva entre Yuri e Victor, como já esperado numa relação entre fã e ídolo. Entretanto, o amor sentido por Yuri vai se mostrando como maior do que o de fã e vemos se desenvolver lado-a-lado o treinamento e o amor de Yuri e Victor.

Como não poderia deixar de ser, temos o antagonista Yuri Plisetky, jovem patinador russo a quem Victor prometeu treinar, mas acabou deixando para trás ao ir treinar Yuri Katsuki. A repetição dos nomes ajuda na construção da dualidade rivalidade/amizade dos dois personagens, algo bem interessante de ser visto em tela.

Mas, por que essa história é boa? O que torna o anime bom?

Bem, a animação é primorosa em todos os aspectos. Cada apresentação de patinação no gelo maravilha o espectador pela fluidez e precisão dos passos. Um patinador profissional esteve junto da equipe responsável para que a animação apresentasse passos possíveis e fosse verossímil (inclusive no cansaço e dores da competição). Até quem não entende de patinação no gelo consegue captar a beleza da graciosidade mostrada.

A patinação no gelo é um esporte (como a maioria deles) bastante homofóbico. O desenvolvimento de uma história de amor entre homens nesse contexto ganhou notoriedade. Inclusive, não passou desapercebido que Victor e russo e Yuri japonês, dois países com leis bem restritivas no que concerne direitos civis a pessoas LGBT.

As músicas do anime são um show à parte. Desde a abertura, com a maravilhosa History Maker, até as canções que acompanham as apresentações no gelo, há coesão e torna tudo agradabilíssimo de ser visto e ouvido.

Abertura do Anime:

A plataforma de streaming Crunchyroll anunciou no fim de 2016 que YoI foi o segundo anime mais visto no mundo e após ver toda a temporada esse fato é totalmente compreensível. Se você está à procura de uma história sensível, bem pensada e executada da melhor forma possível Yuri on Ice é uma possibilidade a ser considerada.

Bruno é psicólogo e pesquisador sobre gênero e sexualidade. Escreve sobre cinema e séries, é apaixonado por Nicole Kidman e Lady Gaga. Publica reviews de filme mensalmente | Para segui-lo no Instagram: @BruRobson.

Último post de Anime

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas