CONSCIÊNCIA COLETIVA

Dica de filme: A Casa de Pequenos Cubinhos, uma animação sobre a permanência

em Cinema/Indicações por

Esse curta de 2008 é sem dúvida um dos melhores filmes que vi esse ano. Disponível na netflix,  foi originalmente realizado no Japão e dirigido por Kunio Kato (que tem uns 13 trabalhos no curriculum e quase todos muito bons). Sem diálogos e com 12 minutos de duração, o roteiro conta a história de um homem que vem salvando a sua casa de inúmeras inundações, sempre construindo um novo andar com tijolos. Certo dia ele deixa cair um cachimbo e faz um mergulho em busca do objeto. A partir desse momento somos levados poeticamente para uma jornada que acaba se tornando também um reflexo da gente, do nosso tempo, das nossas escolhas. 

A permanência aparece como plano central, ela significa o estar, ou melhor, um reflexo das ausências inevitáveis. É bonito perceber como vamos aos poucos entendo o valor das marcas que o tempo e as pessoas deixam na gente.  Aprendendo a conviver com as cicatrizes que possivelmente carregam o significado da vida. Não deixem de conferir, é um emocionante mergulho.

Para quem não tem netflix, fica o link do curta completo no Youtube.

Raphael é professor, formado em Ciências Econômicas, Letras e atualmente se dedica ao mestrado em Educação. Escreve sobre música, comportamento e cinema. É apaixonado por Twin Peaks, playlists e quase sempre pelos amigos | Para segui-lo no Twitter: @RaphaelAlves

Último post de Cinema

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas