CONSCIÊNCIA COLETIVA

ANOHNI lança clipe com a sensacional Lorraine O’Grady

em Música/Vídeo Clipe por

Se a videografia do novo trabalho da ANOHNI já vinha deixando todo mundo bastante feliz, seu mais recente vídeo é uma benção, é mais uma produção impecável, repleta de personalidade. A convidada da vez é a Lorraine O’Grady, uma artista brilhante, famosa por suas instalações visuais (além de ótima crítica). Com um trabalho sempre explorou a construção da identidade e da subjetividade – especialmente da mulher negra – Lorraine usa a sua verdade para dublar os versos de MARROW, uma das canções mais políticas do disco da ANOHNI, que fala sobre a cultura da dominação imposta pela América do norte. Sobre o propósito da arte, O’Grady, de quem concordo muito, sempre disse “que o primeiro objetivo da arte é nos lembrar que somos humanos, seja lá o que for.”

Eu ouvi o nome da Lorraine pela primeira vez na música Hot Topic, da banda Le Tigre, que cita uma série de mulheres maravilhosas como Vivienne Dick, Yoko Ono, Angela Davis e Nina Simone, vale a pena conferir um pouco da sua trajetória como artista e como crítica. Ela, por sinal, fez uma review da noite em que Bob Marley e os Wailers abriram para Bruce Springsteen no Max’s Upstairs em Manhattan, em 1973. A crítica foi rejeitada na época pelo editor, que acreditava ser “muito cedo para esses artistas”. A publicação foi lançada apenas 40 anos depois.

Voltando ao clipe, acredito que a ANOHNI, de quem já falei aqui, tem um dos melhores trabalhos de 2016.

Raphael é professor, formado em Ciências Econômicas, Letras e atualmente se dedica ao mestrado em Educação. Escreve sobre música, comportamento e cinema. É apaixonado por Twin Peaks, playlists e quase sempre pelos amigos | Para segui-lo no Twitter: @RaphaelAlves

  • Camila

    tô maravilhada sim

Último post de Música

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas