CONSCIÊNCIA COLETIVA

Playlist: Sons de Setembro (Nacional)

em Dicas/Música por

Setembro está indo embora, mas nos deixou muitas músicas que irão embalar nossas vidas e histórias em 2016 e por outros tempos também. O cenário nacional foi bem fértil no mês da primavera, tivemos lançamentos aguardados e muitas estreias, então o anallógicos separou para você 5 dos lançamentos mais prestigiados:

1. Laura Lavieri / Quando Alguém Vai Embora 

Ela é a de voz doce e suave presente nos discos do cantor e compositor Marcelo Jeneci e também o acompanhava em shows. Desde 2010, Laura se sentia confortável sendo apenas integrante da banda de Jeneci sem lançar material próprio, até então o único trabalho solo da cantora tinha sido a regravação de “Quem Nasceu?” (2012) para o tributo a Péricles Cavalcanti, porém agora a garota se lançou na carreira solo e irá lançar disco em 2017, seu primeiro single é “Quando Alguém Vai Embora”, uma regravação, composta por Ciro Monteiro e Dias da Cruz em 1942.


2. Luísa Maita – Fio da Memória

Depois do aclamado Lero-Lero (2010), bem recebido pela crítica nacional e internacional, a cantora e compositora Luísa Maita lançou o tão aguardando segundo disco, o Fio da Memória, e não decepcionou. O primeiro single do álbum é “Na Asa”, canção com batidas eletrônicas cantada com uma voz aveludada, sussurrada e sensual.

 


3. Tássia Reis – Outra Esfera

A rapper paulista, de 27 anos, lançou esse mês seu primeiro disco repleto de letras autobiográficas que fala de como é ser uma mulher negra e periférica, abordando o feminismo e o empoderamento.


4. Liniker e os Caramelows – Remonta

Depois do sucesso meteórico de vídeos despretensiosos que alcançaram milhões de visualizações no Youtube, em 2015, Liniker lança seu primeiro disco acompanhado da banda Caramelows, composta por: Márcio Bortoloti (trompete), Péricles Zuanon (bateria), Rafael Barone (baixo), William Zaharanszki (guitarra) e as backing vocals Barbara Rosa e Renata Éssis. Remonta apresenta novas músicas e as velhas faixas presentes no EP Cru em novas roupagens, um disco lacrante com letras sensíveis e também alegres.


5. Douglas Germano – Golpe de Vista

O sambista paulistano, apesar de não gostar de ser chamado assim, lançou seu segundo disco, Golpe de Vista. Entre as faixas está presente a “Maria de Vila Matilde”, música composta pelo músico que na voz de Elza Soares concorre ao Grammy Latino na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa. A base musical do disco é o violão e a caixa de fósforo, são 12 canções curtas que são crônicas do subúrbio de São Paulo, também há crítica ao contexto da política nacional.

Estamos atualizando nossa playlist com as músicas que encontrarmos no Spotify. Não deixem de nos seguir.

João Gusmão é formado em Letras pela UFPE, é professor, corretor e freelancer. Escreve sobre música e comportamento, apreciador de música brasileira e literatura contemporânea. Publica mensalmente no dia 8, save the date | Para segui-lo no Facebook: /joaoagusmao

  • Duque

    Quanta coisa linda junta

Último post de Dicas

Ir para o Topo
Pular para a barra de ferramentas